Síndrome do Túnel do carpo

A Síndrome do Tunel do carpo é uma Neuropatia compressiva do nervo mediano a nível do punho e da mão.

Sintomas:

Os principais sintomas são dor, dormência e formigamento nas mãos, com piora no período noturno e em casos mais graves podendo acordar o paciente durante o sono devido ao quadro de dor ou evoluir com perda de força e relatos de deixar objetos cair ao tentar segurar.

Epidemiologia:

Acomete mais mulheres na idade adulta e pacientes envolvidos em atividades laborais manuais ou que exercem movimentos repetitivos com mãos e punhos, se enquadrando nas doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho (DORT) e lesões por esforço repetitivo(LER).

Diagnóstico:

A suspeita diagnóstica se dá através dos relatos do paciente e do exame físico, em que se realiza testes especiais, principalmente Teste de Durkan, Phalen e tinel que nos mostram alterações sugestivas da patologia.

A ultrassonografia auxilia o diagnóstico evidenciando espessamento do nervo mediano no túnel do carpo.

A eletroneuromiografia confirma o diagnóstico, nos mostra o estágio evolutivo da doença através da analise do nervo mediano, impulsos nervosos e funcionalidade.

Tratamento:

O tratamento inicial é realizado com medicações adjuvantes e fisioterapia. Por ser uma patologia compressiva, muitas vezes há uma melhora inicial, porém há o retorno dos sintomas.

Quando há refratariedade dos sintomas, é indicado o tratamento cirúrgico para descompressão do túnel do carpo, no qual é realizado uma incisão de aproximadamente 3 cm na transição do punho para mão e descompressão do túnel do carpo atáves da liberação do ligamento transverso do carpo.

Gostou das informações? Possui os sintomas relatados acima? Entre em contato conosco, Síndrome do túnel do carpo tem tratamento.

www.drjoaoprotasio.com.br